Surf Music de primeira

Muito se discute sobre surf music, sobre o que é, quem faz, quais estilos são surf music…

A real é a seguinte: não existe alguém que faça surf music, pois isso não é um gênero, um ritmo específico. Acho que surf music é toda e qualquer música que te remeta ao sentimento de estar surfando. Ou de estar próximo a este momento, antes e depois. Pode ser um punk rock, como uma bossa nova. Por que não?

Muitas das pessoas “regulares” que entram no meu carro para ir a algum lugar fazem comentários semelhantes: lá vem o Renato com as músicas dele, que ninguém conhece… quem é esse cara? Que ritmo é isso? É surf music?

E aí conto a história de cada um que está tocando na hora. É até legal isso, mas cheguei à seguinte conclusão: algumas trilhas que me remetem ao surf são feitas para escutar no fone, sem ninguém ouvindo. Porque o sentimento que aquilo me traz é único, é exclusivo. Como uma onda surfada, que só você entende, e no máximo seus camaradas do surf vão entender. A música é assim, deve ser escutada unicamente, e compartilhada com quem vai entender o significado dela para você: quem é surfista de alma.

Agora, se estou escutando “meus sons” no carro e entra alguém, troco o CD e coloco um Jack Johnson, umas coletâneas de rock anos 70/80/90, de Led Zeppelin a Foo Fighters, e fica tudo certo. Não é ser egoísta, é ter privacidade. É a mesma coisa de você chegar em algum lugar com um livro em inglês, só para mostrar que fala bem, que lê em inglês. Não preciso mostrar que escuto coisas diferentes aos meus amigos, colegas. Compartilho apenas com quem eu sei que dará o devido valor e respeito a isso, amigos que surfam, amigos que tocam, amigos que apreciam música e buscam novidades sempre.

E como, sei lá por que, estou aqui falando disso, no primeiro post de 2011, aí vão algumas recentes descobertas que fiz no mundo da música para vocês, que acredito serem surfistas, ou meros apreciadores desta maravilha:

Adam Miller: violonista, ou guitarrista, lá da Austrália, que descobri por acaso ao pesquisar sobre os violões da marca Cole Clark, australiana. Som bem maneiro, bem animado e que mexe com os pensamentos.

http://www.adammiller.com.au/

http://www.myspace.com/adammillerguitar

Asa Broomhall: também da Austrália, que descobri ao escutar alguns artistas que tocarão em um festival de Blues na Austrália. Som bem bacana, com uma pitada de som antigo, mas com uma qualidade tremenda.

O Adam e o Asa tem um som bem bacana. Acho que é o tempero australiano, que também está presente nos sons do The Beautiful Girls, John Buttler Trio…

http://www.myspace.com/asabroomhall

Marc B.: esse acho que é da Califórnia, descobri junto com o Adam Miller. Sonzinho mais “pop-praia”, meio Sublime. Mas é bacana…

http://www.marcbmusic.com/

http://www.myspace.com/marcbmusic

Neste vídeo mostra o Marc B. e o Adam Miller em uma jam, muito bacana:

Fica aí a dica, para quem quer ouvir um som diferente do que toca por aí.

Aloha!

6 Responses to “Surf Music de primeira”


  1. 1 Michel janeiro 7, 2011 às 5:04 pm

    Massa os sons cara, e o que escreveu também…foi isso que me motivou a comentar pois também curto surf music de vários tipos e vou atrás sempre de bandas novas. Ja passei por vários momentos como você de mostrar músicas e ninguém conhecer…e até rolar momentos como você falou “lá vem o Michel com as músicas dele…” exatamente assim. Eu aprecio Música boa, mas ultimamente me sintonizo mais com músicas que me conectem com a natureza, o que rola escutando reggae e surf music.

    Eu sou iniciante no surf, mas estou me descobrindo cada vez mais como vc falou “um surfista de alma”, alguém que curte estar em harmonia com a natureza, vida simples e paz de espírito. Sou apaixonado por tudo que envolve o praia, sol, mar, surf. Meu coração ama e anseia por isso…

    Abraço!

    • 2 wesurf janeiro 8, 2011 às 12:22 am

      Maravilha, que bom que gostou do conteúdo! Realmente somos privilegiados por muitas coisas no mundo surf…
      Aparece aí de vez em quando para acompanhar o conteúdo.
      Abraço!

  2. 3 Jun fevereiro 8, 2011 às 11:44 am

    Fala Renato!

    To escutando Adam Miller aqui, bacana o som cara.

    Cê viu o swellzinho que tá rolando hoje chegando de sul? todo litoral tá bonito.

    Estou acompanhando seu blog aí!

    Da hora.

    Abs!

  3. 5 Thiago fevereiro 19, 2011 às 11:46 pm

    cara, curti as sugestões. Desses acho que o Adam Miller se destaca.
    Ouve essa, uma pegada de ska: http://www.youtube.com/watch?v=7kTohtGQdBY

    Tu falou em Sublime, eles vão voltar esse ano pra uma turnê, acho que merece um post haha.

    Abraços de floripa

    • 6 WE SURF! fevereiro 21, 2011 às 12:57 am

      Thiago, valeu pela dica! Muito bom este som que indicou… Estou sabendo que o Sublime virá novamente, tive a sorte de vê-los no SWU aqui em Sampa. Bem bacana. Grande abraço aí para Floripa!


Deixe uma resposta

